top of page
Paula Sant'Ana

Dia do Bibliotecário

Trabalhador em prol de progresso cultural

Foto: Pixabay

Além do convencional de organizar livros, o profissional de biblioteconomia visa ensinar todo o cuidado com os acervos, assim como organização e incentivo ao consumo de obras literárias ainda muito cedo. Na base escolar, o ensino fundamental, até a alfabetização teve o cuidado deles, em companhia com professores e auxiliares de educação.


O Dia do Bibliotecário é comemorado em território nacional desde 12 de março de 1980. A data foi escolhida por causa do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957). Natural de Recife, Pernambuco, o escritor é conhecido como o primeiro bibliotecário concursado no Brasil. Além desse feito, ele foi engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista e publicitário.


Com 40 anos de profissão, Bastos Tigre passou por lugares renomados como por exemplo a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde foi dirigente por quase 20 anos de sua vasta carreira. Por causa de sua escrita venceu o 10° Prêmio de Poesias da Academia de Letras pela obra "Meu Bebê".


"No Egito, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras." - Jacques Bossuet.

Commentaires


bottom of page