Foi oficializado no dia 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, região com a maior concentração de nordestinos em todo o país com a exceção do próprio Nordeste
Hoje (8) se comemora o Dia do Nordestino, que homenageia toda a diversidade cultural e folclórica típica da região do Nordeste Brasileiro. Conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, paradisíacas paisagens naturais, literatura Cordel e muito mais. A data é celebrada há onze anos em São Paulo, após entrar para o calendário da cidade pela lei municipal nº 14.952, de 13 de julho de 2009.
O povo nordestino é um grande tesouro da cultura nacional, um dos maiores traços da identidade do Brasil. A criação desta data é uma homenagem ao centenário poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré.
Antônio Gonçalves da Silva, (1909-2002) mais conhecido como Patativa do Assaré, foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Autor da música A Triste Partida, interpretada por Luiz Gonzaga, no decorrer de seus versos demonstra aos ouvintes o sofrimento causado pela seca que ronda a região do Nordeste brasileiro.
Meus Deus, meu Deus...
Setembro passou
Outubro e novembro
Já tamo em dezembro
Meus Deus, que é de nós,
Meu Deus, meu Deus
Assim fala o pobre
Do seco Nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
Ai, ai, ai, ai
(Trecho da poesia A triste Partida, Patativa do Assaré)
Comentarios