top of page
Foto do escritorFemme News

Cresce número de buscas sobre racismo no Brasil

Dados do Google Trends apontam aumento na pesquisa de termos como "privilégio branco" e "racismo estrutural" nos últimos anos


Por Flavia Sousa

Foto: Reprodução Google Search

De acordo com dados do Google Trends, houve um disparo nas pesquisas sobre como o racismo se manifesta. Desde 2006, o Brasil nunca pesquisou tanto sobre o assunto. O interesse na pergunta “O que é racismo estrutural” foi recorde em 2020.

Nos últimos 3 meses, essas são as 5 perguntas mais pesquisadas sobre racismo no Brasil.


1° O que é racismo estrutural?

2° O que é preconceito?

3° O que significa racismo?

4° Como combater o racismo?

5° O que é racismo institucional?


A morte de George Floyd, estrangulado por um policial branco, alavancou as buscas relacionadas à igualdade racial. Em maio deste ano, "George Floyd" foi o termo mais pesquisado não apenas aqui como também no mundo.

No Brasil, os casos de violência contra os negros despertaram o interesse sobre temas como "privilégio" e "privilégio branco" que também bateram recorde no site de busca, como os picos mais altos dos gráficos mostram:

Google Trends é uma ferramenta que indica quais são os assuntos mais pesquisados no site de busca. É possível checar o volume de buscas e palavras-chave em um determinado país, região específica e até idioma em qualquer período de tempo.


Comments


bottom of page