top of page
Suellen Martins

Covid-19: taxa de transmissão volta a crescer no Brasil

Com o relaxamento das medidas de prevenção e do distanciamento social, o índice de contágio da doença aumenta  


Foto: REUTERS

A taxa de transmissão do novo coronavírus subiu, de acordo com o Imperial College de Londres, no Reino Unido, que faz o monitoramento do avanço da doença. Os dados foram divulgados ontem, terça-feira (17), e mostram que o ritmo de contágio, que era de 0,68 no dia 10 desse mês, cresceu para 1,10. O que isso significa? Esse número aponta que um grupo de 100 pessoas contaminadas podem transmitir a Covid-19 para outras 110 pessoas. 

Segundo o consórcio de veículos de imprensa, hoje (18), o Brasil registra 5.912.903 casos e 166.847 óbitos. Além disso, a média móvel de mortes está em alta de 45% e a de casos em 71%. Esta é a maior alta desde o mês de maio e esse novo recorde preocupa os especialistas.  

A falta de cuidados para prevenir a doença por parte da população tem se mostrado maior. Nas ruas, praias e em outros espaços públicos é cada vez mais comum ver a maioria das pessoas sem máscara e aglomeradas. O governo também não tem impulsionado campanhas e normas de prevenção ao coronavírus, o que torna a situação ainda pior. 

Ressalta-se, também, que o Brasil ainda se encontra na primeira onda da Covid-19 com números mais elevados do que outros países que, atualmente, estão entrando na segunda onda. É um cenário preocupante, principalmente porque o país não possui recursos médicos e leitos suficientes para o tratamento. Por esse motivo, lembre-se sempre de usar a máscara e de higienizar as mãos regularmente com álcool gel. 




Comments


bottom of page