Após aprovação em votação simbólica, proposta segue para sanção do presidente
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2112/21. O texto determina a inclusão de gestantes, puérperas e lactantes no quadro de grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19. Agora a proposta segue para sanção do presidente.
O texto diz ainda que crianças e adolescentes com deficiência permanente ou com comorbidade e adolescentes privados de liberdade também serão incluídos como prioritários no plano de imunização. O autor da proposta é o senador Jean Paul Prates (PT-RN).
Segundo a relatora do projeto, deputada Luisa Canziani (PTB-PR), a decisão do ministério de interromper a vacinação das gestantes e puérperas, que inicialmente estavam incluídas nos grupos prioritários, foi um erro. “Essa decisão foi, na nossa opinião, equivocada, já que gestantes e puérperas estão em risco aumentado de formas graves de Covid-19, bem como complicações obstétricas, tais como parto prematuro e mortalidade materna”.
Para a deputada federal Talíria Petrone (Psol), a aprovação é muito importante e protege também a rede de apoio das mães. “Vale destacar que muitas mães foram obrigadas a voltar ao trabalho presencial para garantir comida no prato para toda a família. Também é preciso considerar que crianças menores de 2 anos não usam máscara”, disse a parlamentar no twitter.
Comments