Os escolhidos foram revelados em cerimônia virtual nesta quinta-feira
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (17), através de uma cerimônia virtual, os vencedores do prêmio Fifa The Best 2020. A premiação escolhe os melhores jogadores do futebol mundial em diversas categorias, tanto no masculino quanto no feminino.
A goleira francesa Sarah Bouhaddi, do Lyon, foi eleita a melhor goleira do mundo. Enquanto o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, venceu o de melhor goleiro. O atleta conquistou seu quinto prêmio.
O prêmio Puskás, que escolhe o gol mais bonito da temporada, foi conquistado por Heung-min Son, do Tottenham. Son venceu o gol de calcanhar de Luis Suárez e a bicicleta de Arrascaeta.
Sarina Wiegman, da seleção da Holanda, foi eleita a melhor técnica do mundo. O alemão Jürgen Klopp, comandante do Liverpool, venceu o prêmio de melhor técnico pelo segundo ano seguido.
Os prêmios mais aguardados foram o de melhor jogador e melhor jogadora do mundo. Lucy Bronze, do Manchester City, conquistou o troféu na categoria feminina por seu desempenho no Lyon na temporada passada. Enquanto Robert Lewandowski venceu na categoria masculina. O polonês do Bayern de Munique se junta a Modric como os únicos atletas a vencerem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Os dois juntos dividiram 11 dos 13 troféus de melhor jogador do mundo entregues desde 2008.
A premiação também revela os escolhidos para a seleção da temporada masculina e feminina. Na masculina foram Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold, Sergio Ramos, Virgil van Dijk, Alphonso Davies, Kevin de Bruyne, Thiago Alcantara, Joshua Kimmich, Lionel Messi, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo. Enquanto na feminina foram escolhidas Christiane Endler, Lucy Bronze, Wendie Renard, Millie Bright, Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete, Megan Rapinoe, Pernille Harder, Vivianne Miedema e Tobin Heath.
O prêmio de Fifa Fan Award, que escolhe o torcedor símbolo, ficou mais uma vez no Brasil. Dessa vez, Marivaldo Francisco da Silva, torcedor do Sport, venceu. Ele caminha 60 quilômetros de Pombos até Recife para ver o clube do coração jogar. O trajeto dura cerca de 12 horas. No ano passado, Silvia Grecco, torcedora palmeirense que narra os jogos do time para seu filho Nickollas, que possui deficiência visual, foi a vencedora.
O jogador italiano Mattia Agnese foi o vencedor do prêmio Fifa Fair Play, que reconhece um comportamento exemplar. O jovem salvou um atleta adversário, em janeiro, durante um jogo pelo Ospedaletti. Agnese percebeu quando o jogador caiu em campo desacordado e foi quem prestou os primeiros socorros.
Comments