top of page
Priscila Simões

Começa hoje o prazo para pedido de isenção do Enem 2021

Exame ainda não tem data para sua aplicação e há controvérsias se ocorrerá esse ano


Começa hoje o prazo para os estudantes pedirem isenção do Exame Nacional do Ensino Médio para este ano que se estende até o dia 28 de maio podendo ser solicitado na página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os alunos que obtiveram a isenção em 2020 e não compareceram à prova devem se justificar pela internet.


Porém há algumas inconsistências sobre a realização do Exame nesse ano.


Na última sexta-feira (14) o Ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou que a aplicação da prova ocorreria em outubro ou novembro, o que foi contestado pelo Inep dizendo que o prazo é apertado e até impossível de ser cumprido.


Ao acessar a página do participante alguns alunos se depararam com datas do período de inscrição do exame, que serão entre os dias 28 de junho e 9 de julho. Como o Inep ainda não publicou o edital geral com as datas, então só poderão ser oficializadas quando a Instituição publicar no Diário Oficial da União.


O que gera dúvida é que nas metas do Inep para este ano não consta aplicação do Exame para esse ano, e que internamente servidores trabalham com datas para janeiro de 2022.


Fazendo um comparativo com o ano de 2020, na ocasião o edital foi publicado no Diário Oficial da União em 22 de abril e as inscrições foram realizadas entre o dia 11 e 22 de maio. Inicialmente acreditava-se que as provas seriam aplicadas em 1º de novembro e 8 de novembro do referido ano. E seguindo essa linha, a gestão atual está atrasada no planejamento.


O Inep foi questionado sobre a realização das provas, porém não houve retorno. Porém seu calendário afeta diretamente a inserção aos programas educacionais como ProUni, Sisu e até mesmo o Fies.


Atual presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, disse que o Inep tem uma autonomia menor e que a supervisão maior fica a cargo do MEC.

Durante uma reunião com o Conselho Nacional de Educação (CNE), Danilo Ribeiro informou que definirá datas ainda esse mês, mas ao mesmo tempo enfatizou questões orçamentárias.


O que se tem de concreto até agora é o prazo de pedido de isenção que iniciou hoje e aos alunos cabe ir acompanhando as atualizações do Exame.


Planejamento do Enem 2021


As datas previstas para o Enem 2021, por enquanto, são estas:


  • 17 a 28 de maio: período para justificar ausência e pedir isenção da taxa de 2021

  • 9 de junho: resultado preliminar

  • 14 a 18 de junho: período para apresentar recursos

  • 25 de junho: resultado final com os pedidos aceitos


コメント


bottom of page