top of page
Foto do escritorFemme News

Cientistas apontam casos de reinfecção da Covid-19 na Holanda e Bélgica


Foto: Reprodução/Pixabay

Após cientistas em Hong Kong terem anunciado na última segunda-feira (24) a confirmação de reinfecção do novo coronavírus em um paciente, nesta terça-feira (25) a imprensa holandesa relatou mais dois casos, um desses ocorrido na Holanda e o outro na Bélgica.


De acordo com a emissora de TV NOS, a confirmação do caso holandês foi feita pela virologista Marion Koopmans. Segundo ela, o paciente era um idoso e possuía o sistema imunológico já debilitado. Contudo, ela afirma que para confirmar a reinfecção, é necessário que o código genético da primeira contaminação do vírus seja diferente da segunda.


Ainda de acordo com a virologista, para saber a recorrência de casos é necessário o acompanhamento dos pacientes. As infecções causadas pela Sars-CoV-2 (Covid-19) deixa um código genético, uma impressão digital diferente, explicou ela. "As pessoas podem carregar alguma coisa consigo por muito tempo após uma infecção, e ocasionalmente secretar um pouco de RNA [material de que o código genético do novo coronavírus é feito]", afirma.


A saber, já o caso belga trata-se de uma mulher e que segundo a emissora que apresentou o caso, a paciente está tendo leves sintomas. Ela teve a primeira reinfecção no mês de março e em junho pela segunda vez.


Segundo o virologista Marc Van Ranst, no caso da paciente, reportado por ele na noite de ontem, que é possível que os anticorpos desenvolvidos não foram fortes para evitar uma segunda infecção na paciente. “Talvez haja muito mais pessoas que, depois de seis ou sete meses, possam ter uma reinfecção”, aponta Marc.


Já no Brasil, casos de possíveis reinfecções da doença estão sendo investigados, no entanto ainda não há confirmação. A princípio, são quinze casos contados como suspeitos e que estão sendo investigados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na USP, em São Paulo. Ainda, há quatro casos sendo analisados na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Também estão sendo investigando casos em Minas Gerais, Goiás e na Bahia.

Comments


bottom of page