Em quase um século de existência, a categoria teve apenas sete mulheres indicadas
O Oscar, uma das premiações mais importante e tradicional do cinema mundial, teve sua primeiracerimônia em 1927, totalizando mais de noventa anos de existência. Em todos esses anos, apenas cinco diretoras foram indicadas para concorrer a estatueta de melhor direção.
A cerimônia deste ano, que aconteceu no último domingo (25) de abril, foi histórica para as mulheres, que marcaram forte presença. E pela primeira vez em quase um século de existência, a categoria de melhor direção teve duas mulheres indicadas, Chloé Zao por Nomadland e Emerald Fennell por Doce Vingança. Subindo para sete o número total de indicações femininas nesta categoria.
O filme Nomadland fala sobre uma mulher que após perder tudo o que tinha, decide viver como uma nômade moderna viajando pelo Oeste americano, e deu a Chloé Zao a estatueta de melhor direção no Oscar 2021. A diretora é a primeira mulher não branca a vencer a categoria.
Antes dela, Kathryn Bigelow em 2010 foi a primeira mulher a ganhar o prêmio na categoria, pelo filme “Guerra ao Terror”.
Nomadland já está disponível nos principais cinemas do país.
Comments