top of page
Foto do escritorCarolina Gandra

Canadá aprova uso emergencial da vacina contra a Covid-19 da Pfizer

O governo canadense já encomendou 20 milhões de doses do imunizante



Foto: Justin Tallis/AFP

A Agência de Saúde do Canadá aprovou, nesta quarta-feira (9), o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Pfizer e pela BioNTech. A agência declarou que ocorreu uma revisão completa e independente das informações sobre a eficácia e a segurança do imunizante. O Canadá é o terceiro país a aprovar a vacina, além do Bahrein e do Reino Unido.


"A aprovação da vacina é apoiada por evidências de que é segura, eficaz e de boa qualidade", declarou a agência em comunicado.


Justin Trudeau, o primeiro-ministro do Canadá, disse que as primeiras 249 mil doses do imunizante devem chegar neste último mês de 2020. O governo canadense já encomendou 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com a CNN, ainda não foi anunciado quando será o início da vacinação no Canadá.


Um comitê independente decidirá nesta quinta-feira (10), nos Estados Unidos, se é a favor ou contra a aprovação do imunizante. Segundo o Jornal Nacional, o chefe do comitê afirmou nesta quarta-feira (9) que é “muito alta” a probabilidade de que os especialistas aprovem a vacina da BioNTech e da Pfizer.


No México, é esperado que o governo aprove a vacina nesta semana, se tornando o primeiro país latino-americano a dar início a aplicação das doses contra a Covid-19. Além disso, 250 mil doses devem chegar ao país na próxima semana. Os primeiros a tomarem a vacina serão idosos com doenças crónicas, enfermeiros e médicos, de acordo com o presidente Andres Manuel Lopez Obrador.


Já no Brasil, Eduardo Pazuello, o ministro da Saúde, afirmou que caso o governo federal feche acordo com a farmacêutica Pfizer, poderá acontecer a vacinação de emergência contra a doença no país. Leia mais aqui.


Comments


bottom of page