top of page
Foto do escritorCarolina Gandra

Ator Tom Veiga morreu vítima de um AVC, segundo laudo do IML

Atualizado: 3 de nov. de 2020

Velório do intérprete de Louro José acontecerá amanhã e o enterro ocorrerá nesta quarta-feira


Tom Veiga e Louro José. Foto: Reprodução

O corpo do ator Tom Veiga, de 47 anos, será velado nesta terça-feira (3) em sua casa no Rio de Janeiro, e enterrado nesta quarta-feira (4) no Cemitério do Horto, em São Paulo. Tom Veiga, mais conhecido por dar a voz ao papagaio Louro José no programa “Mais Você”, foi encontrado morto em sua residência neste domingo (1) por André Marques na Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


De acordo com o laudo preliminar do Instituto Médico-Legal (IML), ao qual a TV Globo conseguiu acesso, o ator foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico provocado por aneurisma.


Ana Maria Braga homenageou o ator ao vivo, nesta segunda-feira (2), no programa “Mais Você”. "Por mais que minha produção e a direção da casa estivesse preocupada comigo hoje, aqui, eu não poderia deixar de estar aqui, moída por dentro, e deixar todos os que amam o Louro sem essa última homenagem", afirmou Ana Maria Braga na abertura desta edição.


"Eu fiquei pensando como eu ia conseguir chegar aqui e falar bom dia para vocês, porque dói muito. Assim como uma mãe perde um filho, um companheiro, porque filho da gente é um companheiro que você viu nascer e ele era isso", declarou emocionada sobre o ator.


Em depoimento ao Memória Globo, Tom Veiga se expressou sobre a personalidade de Louro José: "O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança". Veiga interpreta o personagem desde a estreia do programa, que ocorreu em 1999. Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996.


O que é aneurisma?


De acordo com Maria Helena Varella Bruna, redatora do Site Drauzio Varella, aneurisma cerebral é “uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro”. Nesse sentido, uma hemorragia ocorre no cérebro quando o aneurisma se rompe, causando um AVC hemorrágico.


O neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Luiz Henrique Martins Castro explicou ao G1 sobre o aneurisma: "O aneurisma é uma condição da pessoa, que já nasce com essa predisposição que se manifesta em geral depois dos 40 anos. A elevação da pressão arterial é que faz o aneurisma se romper. A pessoa sente uma dor de cabeça muito intensa por causa desse aumento da pressão sobre o cérebro. Nos casos em que a pessoa não morre, ela tem uma dor de cabeça muito forte, pode ter sonolência e até entrar em coma."


Comments


bottom of page