Em partida válida pelo Brasileirão Feminino, narrador faz comentários sobre aparência das baianas
No último domingo, a equipe de futebol feminino do Bahia empatou em 2 a 2 com o Napoli pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A1. Durante o jogo, o comentarista da partida fez apontamentos preconceituosos sobre a aparência das jogadoras baianas, citando o nome da jogadora Aline ao dizer que seu cabelo é “exótico”.
Um torcedor manifestou seu incômodo com a “xenofobia exercida em alto e bom som” através de um comentário no chat da plataforma onde acontecia a transmissão, e, como resposta, ouviu que a sua reclamação seria um caso de “mimimi”.
“A gente falou a respeito das aparências. Se o Paulo achar que é um comentário xenofóbico comparar as artistas, que são maravilhosas, como Margareth Menezes, Daniela Mercury, outros tantos… Paulão, você está fora da realidade”, disse o narrador em resposta ao torcedor.
A transmissão oficial da partida aconteceu pela plataforma MyCujoo, já conhecida para quem acompanha esportes por meio de streamings, e divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol nas redes sociais.
Embora os nomes dos profissionais envolvidos não estejam sendo veiculados, tanto a plataforma quanto a CBF já anunciaram, por meio de comunicado, o afastamento de ambos. Confira abaixo a nota oficial da Confederação na íntegra e a publicação da MyCujoo no Twitter:
“Durante a partida Napoli x Bahia, pelo Brasileiro Feminino A-1, a equipe de transmissão do MyCujoo fez comentários preconceituosos direcionados a atletas do Bahia. A CBF lamenta profundamente o ocorrido e informa que solicitou ao MyCujoo que os profissionais fossem afastados imediatamente das transmissões, o que foi prontamente atendido pela plataforma. Não podemos admitir que o futebol seja palco para esse tipo de comportamento. #TodosIguais” - Nota da CBF através do perfil oficial @BRFeminino
Commenti