RJ tem 20.651 mortes e 313.089 casos confirmados de Covid-19; confira quais atividades foram liberadas e a declaração de Crivella
Reprodução: Diário do Rio
Cariocas voltam a poder permanecer mais tempo na praia, comer em self-service e frequentar pistas de dança. A retomada das atividades foi nomeada de “período conservador” e faz parte da última etapa do plano de flexibilização das medidas contra a Covid-19. Foi anunciada nesta segunda-feira (3) por Marcello Crivella, prefeito da cidade.
Nas praias, além da permanência na areia prolongada para os banhistas, agora, os ambulantes estão liberados para vender bebidas alcoólicas e alugar cadeiras e guarda-sóis. A montagem de barracas também foi autorizada, desde que seja mantido o distanciamento de 1,5 metro de um grupo para o outro.
Além disso, o sistema self-service já está liberado para e restaurantes, que a partir de hoje passam a ter horário livre de funcionamento. As pistas de dança voltam a funcionar, vale lembrar que as músicas ao vivo já haviam sido liberadas.
O plano autoriza, também, a volta voluntária às aulas de todas as séries das escolas e creches privadas e rede pública. Ainda não foi divulgado uma data para a volta obrigatória das aulas presenciais.
De acordo com a evolução diária da Covid-19 no Rio de Janeiro, a média móvel de mortes caiu 29% em relação a duas semanas atrás e a de casos está em estabilidade (-6%). “As curvas têm caído consistentemente, mesmo depois das praias abertas por semanas, contrário às nossas orientações, e os bares à noite onde as pessoas para consumir bebida não usam máscara.”, afirmou Crivella, durante a coletiva de imprensa no Palácio da Cidade, em Botafogo ontem (3).
Comments