A medida foi tomada após aparelhos anunciados como resistentes à água terem sido danificados pela substância
Por Ana Clara Lopes
Na última terça-feira (8), o PROCON SP notificou a empresa mundial Apple a respeito de aparelhos que tinham como característica a resistência à água.
Compradores alegaram que a empresa negou o conserto de aparelhos mesmo estando dentro do prazo de garantia.
Os modelos, lançados recentemente, foram anunciados como resistentes à água e à poeira. Apesar disso, consumidores alegaram que seus iphones tiveram problemas ao entrar em contato com o líquido. De acordo com o órgão, 21 clientes registraram queixas sobre os aparelhos e a Apple tem até 7 dias para justificar a negação de garantia. Em nota, o PROCON SP afirmou ter pedido "dados técnicos e científicos que dão sustentação à publicidade sobre os modelos de iPhone", para comprovar entrada de líquido fora das recomendações dadas. Uma página de suporte da própria Apple informa que os aparelhos são resistentes a respingos de água e em alguns iPhones a resistência chega a ser de até 1 metro de profundidade por 30 minutos. Aparelhos mais recentes podem suportar a profundidade de 4 metros por até 30 minutos.
Segundo a Apple, os modelos iPhone 11 e iPhone XR "são resistentes a respingos acidentais de líquidos do cotidiano, como refrigerante, cerveja, café, chá e suco", contudo a empresa não orienta que os clientes nadem ou tomem banho com o celular.
A Apple informou que não irá comentar sobre o caso.
Comments