Moradores têm medo de perder eletrodomésticos por causa da oscilação no fornecimento de energia
O apagão no Amapá chega a seu 17° dia, a população relata dificuldades para dormir, eletrodomésticos que pararam de funcionar, falta de água de qualidade para o consumo, que está causando o aumento de vômitos e diarreias nas crianças e também aumento nos problemas de saúde da população local. Essa é a realidade de quem mora no Amapá.
Segundo o G1, dormir é um privilégio. Com o rodízio de energia em períodos de 3 em 3 ou 4 em 4 horas, o dia começa e termina em horários fora do habitual. Mesmo a reorganização de cronograma de fornecimento, o sistema segue com falhas. Moradores informaram o medo de perderem seus eletrodomésticos com o rodízio de energia.
Crianças estudando a luz de vela, comerciantes autônomos trabalham a luz do sol e treze dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia elétrica após uma explosão causada por um incêndio que danificou dois transformadores da subestação.
A Constituição informa que é dever do Estado garantir a todos uma qualidade de vida compatível com a dignidade da pessoa humana, assegurando a educação, os serviços de saúde, a alimentação, a habitação, o transporte, o saneamento básico, o suprimento energético, a drenagem, o trabalho remunerado, o lazer, as atividades econômicas e acessibilidade.
Comments