top of page
Suellen Martins

120 mil doses da vacina Coronavac chegam ao Brasil

Esta é apenas a primeira remessa, outras chegarão nas próximas semanas


Foto: REUTERS/ Amanda Perobelli

Na manhã de hoje (19), uma carga com doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório Sinovac, na China, chegou ao país. O governo de São Paulo comprou 46 milhões de doses da vacina. Este primeiro lote, importado da China, foi recebido no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O governador João Doria (PSDB), Dimas Covas (diretor do Instituto Butantan) e o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchtey, estiveram presentes durante a chegada. 

“A vacina salva, protege e nos dará uma oportunidade de termos o novo, uma nova vida, uma nova situação com a proteção de toda a população. Nós recebemos hoje 120 mil doses da Coronavac, a vacina do Butantan e do laboratório Sinovac, para proteger vidas. Ao longo dos próximos 40 dias, vamos receber 46 milhões de doses. E quero destacar aqui que não estamos em uma corrida pela vacina, estamos em uma corrida pela vida”, declarou João Doria. 


Até agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não liberou a utilização do imunizante, que se encontra na terceira fase de testes, quando é avaliado em humanos. Estudos apontaram que, ao longo das fases um e dois, a Coronavac teve resposta imune satisfatória e se mostrou segura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e cientistas a consideram promissora. 

Essas doses são parte de um lote de 6 milhões, que chegarão ao Brasil até o final do ano. Elas ficarão armazenadas a temperatura de 8 graus negativos. O lugar onde ficarão não foi divulgado devido à segurança. 




Comments


bottom of page