Luana Ribeiro

3 de abr de 2021

Elas que inspiram: Mulheres crescem 40% no setor de empreendedorismo

Conheça a história da empreendedora Carolina de Menezes, CEO de uma loja de doces e salgados "gourmet"

Por Luana Ribeiro

A empreendedora em “Belalud Gourmet” Foto: Arquivo Pessoal/Carolina de Menezes

As mulheres têm ocupado posições cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Muitas delas embarcam no sonho de serem donas do próprio negócio e encontram a possibilidade de construir carreira no mundo do empreendedorismo.

Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), hoje existem 24 milhões de empreendedoras no Brasil. As empresas chefiadas por mulheres foram as que mais cresceram durante a pandemia. Empreender não é uma tarefa das mais fáceis, exige muita coragem e organização já que a atividade depende 100% do trabalhador.

Em meio a tantos sonhos, a empreendedora de 26 anos, Carolina de Menezes, conquistou um público fiel na zona norte do Rio de Janeiro. Carolina é mãe desde os 18 anos e passou por muitas dificuldades até conquistar a loja on-line “Belalud Goumert”.

A escolha da identidade do negócio veio da junção dos nomes dos filhos. “Belalud é a inicial do nome dos meus filhos: Isabela, Lucca e Dante e mesmo assim ficou faltando o caçula Rael. O Gourmet é porque usamos ingredientes selecionados e de qualidade”, conta a empreendedora.

Assim como muitas pessoas que entram no mundo do empreendedorismo, Carolina começou em busca de uma renda extra. Foi vendendo fatias de empadão e sanduíches naturais no trabalho da mãe e do esposo que surgiu a ideia de criar a “Belalud Gourmet”. Hoje o empreendimento soma mais de 2 mil seguidores nas redes sociais e um estoque que vai desde doces tradicionais como o famoso brigadeiro, até a especialidade da casa: empadão.

Carolina conta que é apaixonada pelo universo da culinária, mas teve de trabalhar em vários lugares até realizar o sonho de viver desse nicho. A carioca trabalha desde os 10 anos e sempre teve o desejo de ser dona do próprio negócio. “Iniciei com o empreendedorismo fazendo pulseiras de miçanga para vender na feirinha de domingo no hotel onde minha mãe trabalhava, com 16 trabalhei de animadora de festa, depois de jovem aprendiz e até trocadora de vã”, revela.

Força em dose dupla

Carolina prepara doce com um dos filhos Foto: Arquivo Pessoal. Carolina de Menezes

A caminhada até o sucesso é árdua para as mulheres e chefes de família que decidem empreender. Alguns dilemas surgem e a necessidade de superar desafios torna o sonho do empreendedorismo um trabalho de força em dose dupla.

Carolina foi mãe aos 18 anos e revela que para cuidar dos quatros filhos e de seu negócio, foi preciso vencer a culpa e entender que não conseguiria conciliar tudo o tempo inteiro. “Precisei entender que não conseguiria dar atenção 100% aos meus filhos. Muitos clientes não sabem que tenho quatro crianças”, afirma.

A carioca diz que para empreender e conciliar a família é preciso muita organização. “ Foi uma escolha totalmente minha empreender, então tento melhorar isso diariamente com muita organização, planejamento e compreensão”, lembra.

Pandemia e conquistas

Carolina celebra compra da panela de brigadeiros Foto: Arquivo Pessoal. Carolina de Menezes

Assim como em muitos setores da economia, a quarentena imposta pelo coronavírus trouxe diferentes perspectivas de negócio. É o caso da loja “Belalud Gourmet” que conquistou um faturamento maior, mas precisou organizar a forma de trabalho.

Responsável pelo empreendimento, a carioca Carolina, revela que a pandemia trouxe novos clientes para o seu negócio e foi preciso aprimorar o envio dos produtos. “Na pandemia todos os insumos que usamos aumentaram de valor e foi preciso organização para não sair no negativo. Aprimoramos nosso delivery e aumentamos os cuidados com higiene”, pondera.

Há poucos dias da comemoração da Páscoa que acontece neste domingo, (04), a empreendedora comemora o sucesso com as vendas dos produtos. “É a nossa primeira produção de Páscoa. Montamos um pequeno estoque e me surpreendi com o número de pedidos. Hoje triplicamos nosso estoque e todos os nossos produtos estão esgotados”.

Para celebrar o sucesso do empreendimento, Carolina conquistou o sonho de ter uma panela elétrica para brigadeiros. Nas redes sociais, ela escreveu uma carta aberta para si mesma emocionante. “Olha o que você conquistou… foram muitos dedos queimados de brigadeiro, pulsos doendo de abrir massa de empadão, você conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos.”

Para acompanhar Carolina e o seu trabalho, basta acessar: https://www.instagram.com/belaludgourmet