Pantanal bate recorde em queimadas, que são as maiores em 23 anos
- Andrea dos Santos
- 1 de out. de 2020
- 1 min de leitura
O Pantanal constitui um dos mais importantes ecossistemas do Brasil; é a maior planície inundável do planeta

O mês de setembro é o pior em número de queimadas no Pantanal desde 1998, quando começou o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Amazônia teve alta de 61% no número de focos em comparação a setembro de 2019.
O Pantanal constitui um dos mais importantes ecossistemas do Brasil; é a maior planície inundável do planeta, com uma área de cerca de 120 mil km2 que abrange o Sudoeste de Mato Grosso, o Oeste de Mato Grosso do Sul e parte do Paraguai e bateu o recorde do registro histórico para setembro, com 8.106 focos de calor, alta de 180% em relação ao mesmo mês do ano anterior, que teve 2.887 focos.
Segundo o portal de notícias UOL, o presidente Bolsonaro afirmou na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) (22/09), feito por videoconferência, que índios e caboclos são responsáveis por incêndios na Amazônia. Disse também que as queimadas no Pantanal acontecem em decorrência das altas temperaturas na região e culpou a Venezuela pelo aparecimento de manchas no litoral de 11 estados no ano passado.
Kommentare