top of page
  • Monalisa Fernandes

Morre aos 42 anos o ator Paulo Gustavo vítima da Covid

Depois de mais 50 dias internado o coração do ator parou ontem à noite


Por Monalisa Fernandes


Ator Paulo Gustavo morreu em decorrência da Covid-19 Foto: Daniela Ramiro/ Estadão

A notícia que o Brasil não gostaria de saber. O ator, humorista e roteirista Paulo Gustavo faleceu na noite desta terça-feira (04), em decorrência da Covid-19. O ator estava internado no hospital Copa Star em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o dia 13 de março não resistiu a uma embolia pulmonar e faleceu às 21:12h da noite.


No último domingo (2) o quadro de saúde do ator piorou, após sofrer uma embolia pulmonar gasosa, onde bolhas de ar entram na corrente sanguínea do paciente. No caso de Paulo Gustavo, as bolhas atingiram o sistema nervoso central. Antes o humorista havia apresentado melhora e chegou a conversar com a equipe médica e seu esposo, o dermatologista Thales Bretas.


Devido a embolia, um novo boletim médico foi divulgado na tarde de terça-feira (4) relatando que o quadro era irreversível. A família foi chamada ao hospital, no período da tarde e saíram, sem dar entrevista aos repórteres, por volta das 21h.


Paulo deixa o marido Thales Bretas, os filhos Gael e Romeu, o pai o senhor Júlio Marcos, a irmã Juliana Amaral e a mãe Dona Déa Lúcia Amaral inspiração para seu grande personagem Dona Hermínia e um legado de fãs Brasil afora.


O velório será no Theatro Municipal do Rio e será restrito aos familiares seguindo as orientações vigentes da pandemia do coronavírus.


Dona Hermínia, a mãe de muitos brasileiros


Dona Hermínia foi o personagem de sucesso de Paulo Gustavo. Foto: Victor Pollak/Globo

Paulo Gustavo nasceu em Niterói, região metropolitana do Rio, no dia 30 de outubro de 1978. Estudou teatro na Casa de Artes de Laranjeiras, a CAU e sua primeira peça de teatro foi “O Surto” de 2004 e dividia a direção com Fernando Caruso. Foi neste espetáculo que Dona Hermínia surgiu para o público.


A família sempre foi a grande inspiração de Paulo e sua mãe inspirou o ator na criação da personagem, que ganhou uma produção própria em 2006. A peça foi um grande sucesso de crítica e público o que fez o ator ganhar um contrato com a Rede Globo, tendo um programa no canal a cabo Multishow. Lá ele criou o 220 Volts, que também virou um espetáculo de teatro, Vai que Cola e A Vila.


Com a personagem Dona Hermínia, Paulo estrelou três filmes sobre as loucuras e vivências da mãe de Marcelina, Juliano e Garib. Os filmes foram um grande sucesso de bilheteria. O terceiro filme da sequência, levou 9,1 milhões de espectadores ao cinema, entrando para a história como o filme mais visto do Brasil.


Além de Dona Hermínia, Paulo Gustavo interpretava outros personagens de sucesso como a Senhora dos Absurdos, que destilava seu veneno sobre a classe mais pobre do país e com isso, o ator mostrava um humor ácido porém, demonstrava um pouco do cotidiano do Brasil. Outra personagem marcante foi Maria Enfisema, uma senhora que fumava muito e não via problema nenhum nisso, fazendo uma crítica ao passado onde fumar era normal e glamuroso.


Maria Enfisema, Dona Hermínia e Senhora dos Absurdos foram algumas das personagens que Paulo Gustavo interpretava em seu programa 220 Volts. Foto: Victor Pollak e Reprodução/Multishow.

Casamento com Thales Bretas e filhos Gael e Romeu


Paulo Gustavo casou-se com o dermatologista Thales Bretas em 2015 em uma cerimônia discreta e rodeado de familiares e amigos. O sonho do casal sempre foi aumentar a família. A primeira tentativa ocorreu em 2017 mas a gravidez foi interrompida. O sonho se realizou em agosto de 2019 com o nascimento de Gael e Romeu. Os bebês nasceram nos Estados Unidos, por meio de barriga de aluguel.


Paulo Gustavo com o esposo Thales Bretas e os filhos Gael e Romeu. Foto: Reprodução/Canal Sabrina Sato

bottom of page