top of page
Ana Clara Lopes, Mayara Beani e Renata Nalim

Giro FN: confira um resumo das principais notícias do final de semana

As 21 medalhas do Brasil nas olimpíadas, incêndios na Grécia, além da Covid e da Política no Brasil


Brasil bate recorde de pódio nas olimpíadas de Tóquio


Foto: Lucas Figueiredo/CBF Foto: André Durão/ge


Fechando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil conseguiu conquistar 21 medalhas no total, sendo sete ouros, seis pratas e oito bronzes.


No sábado (7), o país começou o dia com as conquistas de ouro de Isaquias Queiroz, na canoagem, e Hebert Conceição, no boxe. Mais tarde, a Seleção Brasileira conquistou o bicampeonato olímpico, vencendo a Espanha por 2 a 1, na prorrogação, e fechando o dia dourado.


No último final de semana de jogos, o Brasil ainda subiu no pódio duas vezes, com a prata no boxe, de Bia Ferreira, e o vôlei feminino, também em segundo lugar.


Essa foi a melhor posição do Brasil nos jogos, que terminou em 12° lugar no quadro de medalhas, batendo recorde de pódios e igualando a quantidade de ouros dos jogos de 2016, sediados no Rio.


Ilha de Eubeia na Grécia sofre com incêndios


Neste domingo (8), a Grécia completou seu 12° dia de incêndio e mais de 1.300 de habitantes tiveram que deixar a ilha de Eubeia, com a ajuda de balsas. A Grécia tem enfrentado a maior onda de calor em 30 anos. O incêndio também ameaça a capital Atenas.


Por conta da situação preocupante, países como França, Suíça, Egito e Espanha enviaram bombeiros para ajudar no combate às chamas.


O fogo também atingiu a Turquia, que conseguiu controlar as chamas.

Voto impresso irá para plenário mesmo após derrota em comissão especial


Na quinta-feira (5), a sessão de comissão especial rejeitou por 23 votos a 11 o texto de Felipe Barros sobre a PEC que torna obrigatório o voto impresso. Em votação, no dia posterior, o colegiado sancionou seu arquivamento. Mesmo a matéria não tendo apoio da maioria, o presidente da Câmara Arthur Lira anunciou que pautará a PEC que prevê a implementação do voto impresso nas eleições de 2022 ao plenário. Ao anunciar sua decisão, Lira disse que caberá ao plenário dar o veredito final sobre o assunto.


Presidente Jair Bolsonaro é incluído como investigado no inquérito das fake news


Com a determinação de Alexandre de Moraes, ministro do STF, o presidente Jair Bolsonaro é incluído como investigado no inquérito das fake news devido aos seus ataques aos ministros da Corte, bem como à disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas. De acordo com o ministro, Bolsonaro pode ter cometido 11 crimes expressos nos códigos Penal, Eleitoral e na Lei de Segurança Nacional. Depois da decisão, o presidente ameaçou agir fora das “ quatro linhas da Constituição”.


Ciro Nogueira toma posse como ministro da Casa Civil


Na quarta-feira (4), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) foi nomeado como ministro-chefe da Casa Civil e reforçou que será “amortecedor” do governo e irá contribuir para a melhor articulação do Planalto com deputados e senadores. Durante sua posse, afirmou “ a minha presença, me somando a essa equipe de ministros e ministras, vamos ajudar o Brasil a dar sinais certos para onde estamos indo. O primeiro deles, e não tenha a menor dúvida, a democracia é líquida e certa. E é por ela que eu estou aqui.”



Presidente do STF cancela reunião marcada com o Bolsonaro


Luiz Fux, presidente do STF, cancelou na quinta-feira (15) uma reunião marcada, desde 12 de julho, que aconteceria entre os chefes dos poderes. O cancelamento da reunião foi oriunda dos novos ataques de Bolsonaro à Corte e às eleições. Durante o anúncio, Fux ressaltou que “ quando se ataca um integrante desta Corte, se ataca a todos” e alertou o Presidente da República “sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como sobre o necessário e inegociável respeito entre os poderes para a harmonia institucional do país.”



Motociata: Santa Catarina e Distrito Federal em cima de moto pelo Presidente da República


No sábado (7), o presidente Jair Bolsonaro participou de uma “motociata” em Florianópolis (SC). A concentração começou pelas 7h da manhã e contou com a presença do Luciano Hang, proprietário da Havan. A polícia militar rodoviária (PMR) estimou cerca de 25.000 pessoas presentes. Um apoiador, de 24 anos, morreu ao se envolver em um acidente na BR-282. Bolsonaro também participou da motociata de Dia dos Pais que ocorreu em Brasília às 9 horas. O encontro gerou trânsito na Esplanada dos Ministérios e muitos participantes estavam sem máscaras. Ao falar com apoiadores, o presidente afirmou “Pode ter certeza, onde vocês estiverem eu estarei. (...) A fazer a vontade de vocês, que a da maioria do povo brasileiro seja cumprida. Isso é obrigação da nossa parte.” Esta é a oitava vez que Bolsonaro participa de encontros de motos, a primeira ocorreu em maio nos Dia das Mães.


Atualização Covid-19


O Brasil contabiliza 563mil mortos e 20,2mi casos desde o início da pandemia, mantendo a média móvel de mortes abaixo de 1000 desde o início de agosto. Porém, a confirmação de transmissão comunitária da variante delta do coronavírus (quando ocorre a infecção entre pessoas sem histórico de viagens) e o recente aumento no número de novos casos, reacende o alerta.


Apesar disso, vários estados do país já adotam medidas menos restritivas de combate à pandemia, flexibilizando medidas como horário de funcionamento de restaurantes e estabelecimentos comerciais e aumentando a lotação máxima permitida nestes ambientes, e eventos testes, com grandes aglomerações são realizados, exigindo o uso de máscaras e comprovantes de vacinação ou testes negativos para covid.


Sem um plano nacional unificado para a retomada das atividades, prefeituras e estados definem suas próprias medidas de flexibilização.

Paraná:

Eventos maiores estão liberados no estado, sob comprovação de vacinação ou teste negativo para o público participante, como por exemplo o show da dupla Gian & Giovani, realizado no sábado (7) em Ponta Grossa (PR), com cerca de 700 pessoas, num espaço com capacidade para 3.000, mas a presença de público em eventos esportivos, ainda não foi liberada.

Minas Gerais

Foi autorizada a presença de público em partidas de futebol, apenas nas regiões que estão na onda verde do programa “Minas Consciente”, que estabelece regras para o combate ao vírus, restringindo a 30% da capacidade, com a apresentação de testes negativos e seguindo os protocolos sanitários.

São Paulo

O Estado de SP prevê, a partir de 17/08 a liberação da realização de feiras corporativas, museus e outros eventos sociais – desde que não gere aglomerações e sigam os protocolos de saúde e higiene. Eventos esportivos, casas noturnas, shows de médio e grande portes seguem proibidos, sob avaliação dos eventos testes já liberados.

Rio de Janeiro

O estado possui o plano mais audacioso, prevendo liberação de festas, shows e grandes eventos, diretamente ligados às metas de vacinação da população, prevê por exemplo, a partir de 02/09 liberar 50% do público nos estádios, além de 4 dias de festa, uma espécie de Carnaval atrasado de 02 a 05/09 e 100% da capacidade a partir de 17/10, desde que todo o público esteja com vacinação completa.


Vacinação

O país avança na campanha de vacinação, tendo atualmente 21,4% da população vacinada (45,2mi).

A Prefeitura de São Paulo, divulgou neste sábado (7), em Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto 60.442, que torna compulsória a vacinação, entre outras medidas de controle e prevenção à covid, para servidores públicos e funcionários municipais.



Comments


bottom of page